Em mais um ano de grandes
resultados, a eletromobilidade no Brasil terminou 2024 com um novo recorde de
177.358 veículos eletrificados leves emplacados de janeiro a dezembro, ou 89%
acima dos 93.927 de 2023. Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634.
Esses números, porém,
incluem os 3.828 micro-híbridos recém-lançados no mercado no último trimestre,
com bateria de apenas 12 volts e sem tração elétrica, sobre os quais há uma
polêmica técnica se podem ser considerados veículos eletrificados.
Ainda assim, excluindo-se
esses micro-híbridos, o total de 2024 superou todas as previsões da ABVE, com
173.530 emplacamentos (+ 85% sobre 2023), e dezembro bateu um novo recorde
mensal desde o início da série histórica, com 18.942 unidades vendidas.
A ABVE considera como
veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro
com algum grau significativo de eletrificação: os 100% elétricos (BEV),
híbridos plug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV
Flex), e micro-híbridos e mild hybrid (MHEV).
“Foi um ano espetacular
para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito
expressivos” – disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Temos muito a
comemorar”.
O presidente da ABVE, no
entanto, pontuou que alguns dos chamados micro-híbridos que entraram no mercado
nos últimos meses não necessariamente entregam ao consumidor e ao meio ambiente
uma experiência real de eletromobilidade.
“Teremos de considerar a
separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos que
efetivamente podem ser considerados eletrificados” – acrescentou.
“Para a ABVE, é importante
manter o foco na eletrificação real, ou seja, no crescimento da nossa
indústria, na contribuição ao meio ambiente, nas vantagens econômicas efetivas
e no esclarecimento do consumidor quanto ao que ele pode obter de retorno de
cada uma das tecnologias”.
Ser ou não ser
A ABVE avalia que alguns
dos novos modelos que estão sendo lançados no mercado como híbridos, a rigor,
não podem ser considerados eletrificados.
Eles não apenas não
oferecem ao consumidor as vantagens de dirigir um verdadeiro veículo elétrico,
como têm pouca ou nenhuma contribuição à redução de gás carbônico (CO²) e
outros gases do efeito estufa emitidos na atmosfera.
Por tais motivos, a partir
dos números de janeiro de 2025 (que serão divulgados no começo de fevereiro), a
ABVE deverá incluir em suas estatísticas mensais de eletrificados apenas os
veículos que atendam a alguns requisitos técnicos mínimos.
Dentre esses requisitos,
serão considerados: voltagem da bateria, tração elétrica, potência mínima da
bateria e contribuição efetiva à redução das emissões de poluentes.
Ainda assim, todas as
categorias de veículos híbridos, mesmo as que não atendam aos requisitos
mínimos, terão suas estatísticas de vendas publicadas mensalmente pela ABVE Data,
porém em tabelas separadas.
“A ABVE cumprirá seu dever
de transparência e não deixará de divulgar os números da evolução de vendas das
diferentes tecnologias de veículos elétricos e híbridos” – concluiu Ricardo
Bastos.
“Nosso objetivo é
disponibilizar todas as informações necessárias para que o consumidor saiba o
que está comprando e tome a melhor decisão possível”.
Plug-in
O ano de 2024 foi de
grande evolução para o mercado de veículos elétricos plug-in, que incluem os
BEV 100% elétricos e os PHEV híbridos com recarga externa.
De janeiro a dezembro, os
plug-in mantiveram a maior participação de vendas do mercado de eletrificados,
com 125.624 veículos, ou 71% do total.
Na comparação com 2023,
quando foram vendidos 52.359 veículos elétricos plug-in, houve um grande
crescimento de 140%.
Só em dezembro foram
vendidos 14.889 plug-in, o que representou 69% do total de veículos
eletrificados comercializados no mês. Os PHEV ficaram com 48,6% no mês
(10.521), e os 100% elétricos, com 20,2% (4.368).
Já os híbridos sem recarga
externa (HEV, HEV flex e MHEV, incluindo os micro-híbridos), ficaram com 29% de
participação (51.733), de janeiro a dezembro de 2024. Esse total representa um
aumento de 24% em relação a 2023 (41.568 veículos).
Em dezembro, os HEV
totalizaram 7,5% (1.621), os HEV flex 6,6% (1.426) e os MHEV 17,1% (3.697).
Os números confirmam que o
mercado de veículos elétricos plug-in se encontra em expansão no Brasil,
registrando recordes e maior aceitação dos consumidores.
A ampliação da rede de
infraestrutura de recarga em 2024 colaborou para reduzir as incertezas quanto
ao uso de veículos elétricos em maiores distâncias e viagens mais longas.
Segundo a Tupi Mobilidade,
empresa associada da ABVE, no início de dezembro já havia mais de 12.000 pontos
de recarga públicos e semi-públicos espalhados por todo o país.
No acumulado 2024 (janeiro
a dezembro), a participação de mercado dos eletrificados leves por tecnologia é
a seguinte:
PHEV: 64.009 (36,09%)
BEV: 61.615 (34,74%)
HEV flex: 20.277 (11,43%)
MHEV: 16.185 (9,13%)
HEV: 15.271 (9,13%).
Geografia de
eletromoblidade
O ano de 2024 foi marcado
pelo avanço da eletromobilidade pelos país, ganhando força no interior, e se
mantendo em franca expansão nas principais capitais do país.
O Estado de São Paulo
continuou na liderança da eletromobilidade no Brasil, com 32% das vendas totais
de 2024 (56.819), seguido pelo Distrito Federal, com 9% (16.061).
Os 5 estados que mais
emplacaram eletrificados de janeiro a dezembro de 2024:
1º - São Paulo: 24.435
2º - Brasília: 16.061
3º - Rio de Janeiro:
12.841 (7,2%)
4º - Paraná: 12.056 (6,8%)
5º - Santa Catarina:
11.500 (6,5%).
As 5 cidades que mais
emplacaram eletrificados – janeiro/dezembro de 2024:
1º - São Paulo: 56.819
2º - Distrito Federal
(Brasília): 16.061
3º - Rio de Janeiro: 7.864
4º - Belo Horizonte: 6.226
5º - Curitiba: 6.182
Afora as capitais, os
municípios que mais venderam eletrificados em 2024 estão em sua maioria no
interior do Estado de São Paulo. Campinas lidera, com 3.303 veículos.
1º - Campinas/SP: 3.502
2º - Ribeirão Preto/SP:
1.487
3º - Cariacica/ES: 1.393
4º - Uberlândia: 1.174
5º - Barueri/SP: 1.123
Informaçõe
A ABVE disponibiliza em
seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao
mercado de vendas de veículos eletrificados no Brasil.
As informações são
divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade. Os
mapas são interativos e trazem informações sobre os estados, cidades, marcas e
modelos, atualizadas mensalmente.
Em “Geografia da
Eletromobilidade”, por exemplo, é possível verificar o número de eletropostos
por estado e as vendas dos principais municípios. Já em “Frotas”, é possível
verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado.
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