Pais, mães e responsáveis
estão preocupados com a permanência e com o aprendizado dos filhos na escola.
Pelo menos um a cada três responsáveis acredita que os filhos não estão
aprendendo o esperado para a idade. Diante dessa situação, 91% acreditam que é
preciso fortalecer o ensino de matemática e mais de 80% apoiam a ampliação de
atividades artísticas, esportivas e culturais, além da inclusão de temas sobre
diversidade étnico-racial.
As informações fazem parte
da pesquisa Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação
Municipal, realizada pelo Instituto Datafolha com 4.969 pais e/ou responsáveis
por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos que estudam em escolas públicas de
redes municipais de ensino. A pesquisa foi encomendada pela Fundação Itaú e
pelo Todos Pela Educação.
“Acho que esses dados
mostram um cenário, de fato, de preocupação. Os pais desses estudantes veem que
existem diversos desafios olhando para o contexto da escola, que têm estudantes
que estão abandonando, que esses estudantes não estão muito motivados para ir
para a escola, que eles não estão aprendendo”, diz a coordenadora de Políticas
Educacionais do Todos Pela Educação, Natália Fregonesi.
A pesquisa mostra uma
preocupação com a permanência escolar: metade (51%) dos responsáveis concordam
que “muitos estudantes estão abandonando a escola”. Entre as famílias com menor
rendimento, de até um salário mínimo, esse percentual é maior, 53%. Entre
aquelas com maior rendimento, de mais de cinco salários mínimos, esse
percentual cai para 37%.
Considerando apenas os
responsáveis por estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º
ano, o abandono escolar é uma preocupação mencionada pela maioria (57%) das
famílias dos estudantes.
A qualidade da
aprendizagem também é preocupação dos pais. Entre os responsáveis por
estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, 36% não
acreditam que seus filhos estão adquirindo o conhecimento esperado para a
idade. Já nos anos finais, essa porcentagem é ainda maior, 41%.
Mais aulas
Os responsáveis acreditam
que os estudantes precisam de mais reforço nas escolas. Nove em cada dez (91%)
acreditam que é imprescindível fortalecer o ensino de matemática nos currículos
escolares. Além disso, mais de 80% apoiam a ampliação de atividades artísticas,
esportivas e culturais.
Essa lacuna ficou evidente
em pesquisa internacional divulgada recentemente que mostrou que mais da metade
dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos
básicos de matemática. De acordo com os resultados do Estudo Internacional de
Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado este mês, esses
estudantes estão abaixo do nível considerado baixo.
Isso significa, por
exemplo, que a maior parte dos estudantes do Brasil do 4º ano do ensino fundamental
não foi capaz de resolver questões de soma de números em matemática ou mesmo,
em ciências, identificar que plantas precisam de luz para sobreviver.
Escolas em tempo integral
Quando perguntados sobre a
ação prioritária para as próximas gestões municipais na educação, a expansão do
número de escolas em tempo integral aparece em primeiro lugar, apontada por 30%
dos entrevistados.
“Nas escolas de tempo
integral, para além das atividades curriculares que já tem na escola regular,
se abre uma possibilidade de oferecer outras atividades e outras disciplinas
para esses estudantes. Então, é possível ter mais momentos, por exemplo, de
reforço de matemática, é possível ter mais momentos de aulas voltadas para
habilidades artísticas”, diz a coordenadora.
Outras prioridades
elencadas para os novos gestores incluem a necessidade de aprimorar a
infraestrutura escolar (20%) e as condições de trabalho dos professores (17%),
bem como realizar investimentos na alfabetização dos estudantes (17%).
As melhorias de
infraestrutura são demandas mais presentes principalmente entre famílias das
regiões Norte (23%) e Nordeste (26%). Na região Sudeste, apenas 12% consideram
esse tipo de melhoria como prioritária.
Valorização dos
professores
A pesquisa mostra também
que as famílias reconhecem que os professores são o elemento mais importante
para a garantia da aprendizagem de crianças e adolescentes. Os resultados
mostram que 70% dos pais e responsáveis relataram que os filhos se sentem
acolhidos pelos professores. Além disso, itens como maior acompanhamento do
desenvolvimento dos alunos e melhor formação e qualificação dos docentes
receberam 86% de concordância entre os entrevistados como centrais para a
melhoria da aprendizagem dos estudantes.
A pesquisa foi realizada
entre julho e agosto de 2024. Foram feitas tanto entrevistas pessoais com
abordagem dos entrevistados em pontos de fluxo populacional, distribuídos
geograficamente nas áreas pesquisadas, nas cinco regiões do país, quanto
abordagens telefônica a partir de sorteio aleatório de números de telefones
celulares distribuídos de acordo com o código DDD.
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