Operação carro-pipa: Governo Lula deixa 270 mil paraibanos sem água


Vladimir Chaves


A Operação Carro-Pipa (OCP), que garante o fornecimento de água potável em regiões atingidas pela seca, está suspensa em 70 cidades da Paraíba. De acordo com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), o programa atende quase 270 mil pessoas em 159 municípios paraibanos.

O Exército Brasileiro informou, em nota, que a suspensão ocorre devido à ausência de descentralização de recursos pelo Governo Federal. Enquanto os pipeiros terão suas atividades interrompidas imediatamente, empresas contratadas para o serviço devem manter o abastecimento até o dia 2 de dezembro.

Ainda segundo o comunicado, esforços estão sendo realizados para minimizar o impacto da paralisação e garantir a continuidade da operação. O Exército também ressaltou que mantém diálogo com órgãos governamentais para buscar soluções que viabilizem a liberação de recursos.

“A Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz nota do Exército.

O que disse o Ministério da Integração

Segundo o ministério, ele “aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação”. Veja abaixo a nota na íntegra:

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informa que já comunicou o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de paralisação do serviço e aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação.

0 comentários:

Postar um comentário