Câmara de Vereadores aprova abate de animais em situação de rua, pressionado prefeito veta projeto.


Vladimir Chaves


A Câmara Municipal de Apodi (RN) aprovou na última quinta-feira, 14 de setembro, o Projeto de Lei 094/2021 autorizando o abate de animais em situação de rua. O projeto de autoria do vereador Charton Rêgo (MDB), estabelece normas para a apreensão e a destinação desses animais na cidade.

De acordo com o projeto, os animais “sem dono”, encontrados nas vias públicas serão conduzidos para fora da zona urbana.  Caso retornem ao perímetro urbano, serão apreendidos e o período de apreensão não poderá exceder oito dias.

Caso os animais não sejam procurados pelos proprietários dentro do prazo de oito dias, e “sejam animais culturalmente usados para consumo humano” serão abatidos sob inspeção sanitária municipal e sua carne destinada às creches e unidades escolares municipais.

Já os animais “cuja carne não seja de consumo humano”, e que estejam doentes serão sacrificados.

A aberração da lei repercutiu nacionalmente levando o prefeito Alan Silveira (MDB) a vetar integralmente a lei aprovada na Câmara Municipal.

No entanto o prefeito, que é do mesmo partido do autor do projeto, recorreu as suas redes sociais para amenizar a complicada situação e que se meteu o autor do projeto.

“Dialogamos como o vereador, foi decidido o veto integral do projeto de lei. O vereador que é um autêntico defensor do bem estar animal em nosso município, junto com a Câmara, irão realizar audiências e dialogar com as entidades para apresentar uma redação em comum acordo, de forma a deixar claro a todos, a nossa mais singela intenção: cuida dos animais e da saúde pública de Apodi” postou o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário