Secretaria de Saúde de Campina Grande auxilia em transferência de bebê do ISEA para São Paulo via UTI aérea


Vladimir Chaves



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na manhã desta quarta-feira, 21, a transferência de uma bebê de apenas 03 meses de vida, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para o Hospital Menino Jesus, maternidade sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

A menina, de nome Ana Vitória, vai passar por avaliação e possível procedimento devido ao quadro clinico da paciente. O hospital que recebeu a bebê é referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos) no município de São Paulo, especializado no tratamento de malformações congênitas.

Nas primeiras horas do dia, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Campina Grande realizaram o transporte da paciente até o Aeroporto João Suassuna, onde embarcou a criança na UTI aérea do Corpo de Bombeiros da Paraíba acompanhada de sua genitora Cristina Araújo.

A viagem teve uma parada para reabastecimento em Vitória da Conquista/BA, e seguiu com o destino final à base do Campo de Marte, em São Paulo/SP. Esta foi a primeira transferência do ISEA através de UTI aérea, em uma parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através do Tratamento Fora do Domicílio - TFD.

Desde o seu nascimento, a pequena Ana Vitória esteve internada na UTI Neonatal do ISEA. Os pais, que são naturais da cidade de Itaporanga, alto sertão do estado, estiveram sempre acompanhando de perto o tratamento da filha na maternidade, que é referência em gestação de alto risco e também no tratamento dos mais diversos casos de recém-nascidos prematuros.

“Minha filha nasceu com uma doença chamada de intestino fechado. Desde o seu nascimento, Ana Vitória já passou por quatro cirurgias. Foi então que fomos avisados que um hospital em São Paulo poderia ajudá-la ainda mais no tratamento de sua doença. Ana vai completar 04 meses no próximo dia 7 de julho e queremos agradecer a toda a equipe médica da UTI Neonatal do ISEA, que realizou um excelente tratamento até o momento, além de fazer todo o encaminhamento, dando também a mim e a minha esposa todas as orientações de como seria esta nova etapa de tratamento de nossa filha em São Paulo e com uma grande fé em DEUS que a nossa filha conseguirá a cura”, disse Francinaldo de Pereira, o pai da bebê.

Telemedicina – O ISEA também já desenvolve um projeto de telemedicina com a Associação Hospitalar Moinhos do Vento (HSMV) pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

As equipes do ISEA fazem um trabalho de troca de experiências, avaliação de pacientes e de condutas médicas por meio de um equipamento de transmissão utilizado na UTI Neonatal. O projeto se chama “Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina”.

O que é Tratamento Fora do Domicílio?

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, é um instrumento legal que visa garantir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município ou Estados onde moram por ausência ou inexistência do tratamento adequado.

O TFD prevê o deslocamento para tratamento hospitalar, como consultas, cirurgias e ambulatorial, previamente agendado pela unidade executante dos outros estados. Possibilita passagens de ida e volta aos pacientes e acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local, garantindo o comparecimento na data agendada pela unidade onde será realizado o tratamento e com retorno garantido à sua cidade de origem. O paciente, e possível acompanhante, conta também com a ajuda de custo com alimentação e hospedagem no período em que estiver em tratamento na unidade.

0 comentários:

Postar um comentário