Paraná Pesquisas: Bolsonaro avança e está tecnicamente empatado com o candidato do PT.


Vladimir Chaves



Pesquisa divulgada hoje (13), mostra um avanço significativo nas intenções votos para o presidente Bolsonaro, faltando 17 dias para eleição o candidato do PT, Luís Inácio Lula lidera com uma pequena vantagem na corrida presidencial. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas o petista tem 47,6% das intenções de voto, ante 44,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), estando tecnicamente empatados.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, Lula tem 51,9% e Bolsonaro com 48,1%, levando-se em conta a margem de erro estão tecnicamente empatados.

Ainda nas intenções de voto, os que não souberam ou não responderam correspondem a 3,6%. Brancos e nulos, 4,8%.

Espontâneo:

No levantamento espontâneo, modalidade em que não se apresenta as opções de voto, o candidato do PT tem 42,6% e Bolsonaro 39,2%, outro empate técnico.

O Paraná Pesquisas foi o instituto de pesquisas eleitorais que mais se aproximou do resultado real da eleição do dia 2 de outubro. O último levantamento do Paraná previu que o petista teria 47% dos votos válidos no primeiro turno, contra 41% de Jair Bolsonaro.

A disputa acabou 48% a 43%.

Pesquisa

O universo desta pesquisa abrange o eleitorado do território nacional brasileiro. Para a realização, foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 08 e 12 de outubro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20% das entrevistas.

O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-08438/2022 para o cargo de Presidente.

0 comentários:

Postar um comentário