A partir desta
quarta-feira, 05, os Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, vencedores da
licitação pública realizada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande,
entrarão em operação no sistema de transporte coletivo urbano da cidade. O
atual sistema de transporte coletivo vinha funcionando mediante uma concessão
pública precária e o prefeito Romero Rodrigues já havia autorizado, desde
dezembro de 2013, a instalação do processo licitatório, devendo isso mudar a
partir de agora, pois os consórcios poderão, a curto, médio e longo
prazos, com base em planejamento, fazer
os investimentos necessários para o aperfeiçoamento do sistema.
O procedimento licitatório
foi aberto às empresas de ônibus de todo o Brasil, numa concorrência que seguiu
todos os rigores legais e teve o acompanhamento por parte da sociedade,
convocada para participar das audiências públicas, que subsidiaram a elaboração
do edital da licitação.
Os vencedores da licitação
2.01.001/14 poderão atuar no serviço de transporte coletivo durante o período
de 15 anos. O consórcio Santa Maria, composto pelas empresas A. Cândido &
Cia. Ltda (Nacional) e pela Viação Santa Rosa Ltda (Cabral), irá explorar as
áreas Norte-01 e Oeste-03, que inclui também o Distrito de São José da Mata. Já
o Consórcio Santa Verônica, composto pelas empresas Nacional de Passageiros
Ltda (Transnacional) e Verônica Salete de Transportes Ltda (Cruzeiro), operará
na área Sul-02.
Com a assinatura dos contratos de concessão, no último dia 05 de junho (durante o Seminário Cidade Expressa), foi iniciado o prazo de 60 dias para a efetivação das novas concessionárias e saída das antigas permissionárias (Borborema, Campina Grande Transportes e Viação São José) que não se habilitaram ao processo licitatório. As áreas atendidas pelas antigas empresas serão cobertas pelos consórcios, de modo a deixarem garantido o transporte da população diretamente afetada.
Ações pós licitação - A
primeira medida adotada pela Prefeitura e STTP, foi efetuar o cancelamento de
todas as ordens de serviços emitidas para as antigas empresas permissionárias,
através de portaria, e a emissão de novas ordens de serviços para os consórcios
ganhadores, garantindo 100% de cobertura ao Sistema de Transporte Público de
passageiros.
Vistoria e padronização -
O segundo passo foi a realização de vistoria em toda a frota relacionada no
processo licitatório, bem como nas garagens das empresas consorciadas. No
terceiro passo, foi emitida a portaria que regulamenta a nova numeração de
ordem da frota, para que a mesma se adeque, tanto aos sistemas de circulação
nas ruas, quanto aos sistemas de bilhetagen eletrônica e auxiliar de sistemas
de GPS.
O próximo passo é a nova
identidade visual da frota, para que fique fácil a identificação de percursos e
a requalificação das linhas, garantindo maior precisão e cobertura das áreas da
cidade. No entanto, provisoriamente, para a população não ser desassistida, a
frota ostentará o brasão do município em adesivo por cima dos nomes das
empresas até então permissionárias e, gradativamente, devem ocorrer as mudanças
de lay out de toda a frota.
De acordo com a gerente de
Transportes da STTP, Araci Brasil, os horários e itinerários das rotas
permanecerão inalterados e apenas os veículos terão mudanças na padronização.
"O novo sistema terá três áreas de atuação e três cores diferentes, o que
fará com que, futuramente, a população identifique com mais facilidade as áreas
e itinerários em que os veículos trafegarão", disse.
0 comentários:
Postar um comentário