O governo anunciou que os
investimentos do PAC 3 estarão focados em ferrovias e hidrovias. No PAC 2,
porém, menos de 30% das obras previstas para os setores foram executadas. Dos
57 empreendimentos hidroviários previstos, apenas 16 estão prontos (28,1%) e
das 47 iniciativas ferroviárias, somente 14 foram concluídas (29,8%).
Os dados colhidos do 10º
Balanço do PAC 2, referentes ao período de janeiro de 2011 a abril de 2014,
apontam que – além das já concluídas -, das obras ferroviárias, oito ainda
estão no papel, isto é, “em ação preparatória” ou “em licitação”. Outras cinco
estão “em execução” (já iniciadas, com meta de realização de estudo, projeto,
plano, assistência técnica ou desenvolvimento institucional), e 20 “em obras”
(já iniciadas ou com ordens de início autorizadas).
Para o especialista em
infraestrutura do Ipea, Carlos Campos, as obras de ferrovias enfrentam a
burocracia normal, como licença ambiental, mas também possuem problemas na
aquisição de trilhos.
“O ritmo dos
empreendimentos é lento. O Brasil não produz trilhos, então, foi preciso trazer
de fora e somente agora estão começando a chegar. Foram necessários pelo menos
três processos licitatórios para a compra”, explica.
Já as hidrovias apresentam
quadro de implantação das obras mais lento. Além das concluídas, as 41 obras
restantes para o setor hidroviário do país passam por diferentes estágios do
processo de implantação, sendo que mais da metade delas ainda não saiu do
papel. Dos empreendimentos previstos, 23 ainda aguardam pelo processo
licitatório, em “ação preparatória”. Além delas, 10 obras estão “em execução” e
oito “em obras”.