Enquanto a discussão sobre
financiamento público de campanha está longe de sair do Congresso Nacional, as
campanhas eleitorais deste ano contam, mais uma vez, com recursos públicos.
Cerca de 10,6% da arrecadação dos diretórios nacionais dos partidos é composta
por verbas públicas. De acordo com a primeira parcial da prestação de contas
eleitoral, R$ 14,1 milhões do Fundo Partidário serão utilizados nas campanhas.
Quatorze partidos irão usar esse tipo de recurso.
O Fundo é a principal
forma das agremiações financiarem as suas atividades, o que inclui, além de
manter a militância e custear despesas operacionais, as campanhas. A verba é
constituída por dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e
outros recursos financeiros que lhes forem atribuídos por lei.
O
diretório nacional do PMDB já arrecadou R$ 34,6 milhões para as campanhas das
eleições de 2014. Do total, R$ 28,6 milhões foram provenientes de doações de
pessoas físicas e jurídicas. Já R$ 6 milhões restantes foram retirados do Fundo
Partidário. O partido é o que mais utilizará os recursos públicos para dar
publicidade aos seu candidatos.
No segundo lugar no ranking dos que mais utilizarão a verba do Fundo está o DEM. Ao todo, o partido contará com R$ 2,7 milhões provenientes dos cofres públicos. A agremiação ainda recebeu R$ 5,1 milhões de doações privadas.
Já o Partido Verde apontou
que os R$ 2,3 milhões já declarados pela diretório nacional como recebidos para
as campanhas foram repassados pelo Fundo Partidário da legenda. Na mesma linha
do “autofinanciamento” estão Psol, o PC do B, PT do B, que declararam ter R$
49,4 mil, R$ 30 mil e R$ 50 mil, respectivamente.
Na lista dos diretórios
nacionais partidários que vão utilizar as verbas públicas também estão o PP (R$
2,1 milhões), PSDB (R$ 341,6 mil) e PRB (R$ 310 mil). As administrações
nacionais de PMN, PSC, PRTB, PSTU e PSDC também divulgaram a utilização da
verba pública para as campanhas eleitorais de 2014.
Veja a lista completa:
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