O Açude Epitácio Pessoa, (Boqueirão) continua sem merecer das autoridades constituídas à atenção que o problema exige. Apesar de todos os alertas feitos por especialista para o iminente colapso no abastecimento das 19 cidades atendidas pelo açude, municípios esses que reúnem mais de um milhão de habitantes, inexplicavelmente nenhuma ação concreta foi tomada até a presente data.
O máximo que tem sido feito pelos poderes governamentais, são encontros e reuniões esporádicas que tratam do assunto, mas sem a adoção de medidas emergenciais e preventivas.
Situação atual- Lamina que mede o volume |
Açude de Boqueirão |
No mês de março a Assembleia Legislativa da Paraíba, chegou a realizar uma Sessão Especial na sede da FIEP, reunindo autoridades dos poderes governamentais, especialistas e setores da sociedade civil organizada, no entanto, de lá pra cá, nada foi feito. A época o açude encontrava-se com 54,3% de sua capacidade.
Agora a Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo uma propositura do vereador Lula Cabral, pretende realizar no dia 12 de setembro, um novo encontro com a participação do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, AESA, Agência Nacional das Águas, DNOCS e as prefeituras e câmaras municipais das cidades que são abastecidas pelo Açude de Boqueirão.
Mesmo que tardio, esperasse que desse encontro finalmente sejam adotadas as medidas emergências há muito protelada.
O Açude Epitácio Pessoa, tem uma capacidade de 411 milhões de metros cúbicos, atualmente encontra-se com apenas 43% de sua capacidade, destes pouco mais de 20% é potável.
1 comentários:
Postar um comentário