Em 2024, o Brasil
experimentou um ano de crescente curiosidade relacionada às possibilidades da
Inteligência Artificial Generativa (IAGen), e as principais buscas na internet
atestaram isso, de acordo com dados do Google Trends, divulgados recentemente.
Conforme a gigante multinacional de serviços online, pela ordem de interesse, a
demanda maior se concentrou em temas como "IA que resume PDF",
"IA que resume vídeos" e "IA que faz música". Por
comparação, no último relatório divulgado pelo Trends, no meio do ano, os
tópico-chave foram "O que é inteligência artificial?", "Como
fazer inteligência artificial?", "Como usar a inteligência
artificial?".
Para o especialista na
área, Paulo Henrique de Souza Bermejo, que tem pós-doutorado em Inovação na
Bentley University, em Massachusetts/EUA, e Certificação Executiva em
Estratégia e Inovação, através do MiT, a partir disso pode-se inferir uma maior
familiaridade dos brasileiros atrelada ao uso da IAGen. O que se depreende do
contexto, segundo ele, é que inicialmente as pessoas queriam dispor de mais
informações genéricas acerca do assunto em si, a Inteligência Artificial e o
modo de utilizá-la.
Agora, a ferramenta parece
ter ampliado a sua presença no cotidiano, tendo suas funcionalidades mais
conhecidas. "Em geral, as buscas refletem o desejo progressivo da
população por tecnologias que proporcionem resultados rápidos e eficazes. O que
se percebe é que os brasileiros estão cada vez mais atentos sobre como a IA
pode ser utilizada para melhorar, de fato, seu dia a dia", destacou.
Segundo Bermejo, a
popularidade de funcionalidades como a IA que resume PDF e vídeos sugere,
ainda, que as pessoas estão encontrando maneiras de aumentar sua produtividade
e conhecimento, voltadas para atividades acadêmicas e profissionais, visando
otimizar o aprendizado e o acesso a informações. “A rapidez e a precisão com
que essas ferramentas conseguem sintetizar dados são grandes atrativos,
principalmente na atualidade, em que o tempo é escasso”, detalhou.
As outras buscas mais
acessadas no motor de pesquisa do Google foram “IA que cria imagens de graça”,
“IA que cria vídeos a partir de texto” e “IA que cria logo”. “Em especial aqui,
nota-se a maior proximidade e confiança em relação à ferramenta, posto que fica
nítida a utilidade da tecnologia aliada à criatividade. A ideia de gerar
conteúdo, seja musical ou visual, de forma autônoma e sem custos elevados,
torna essas funcionalidades particularmente atraentes para artistas
independentes, criadores de conteúdo e educadores. A IA que faz logo, por
exemplo, proporciona a pequenas empresas ou iniciantes no mundo dos negócios
uma maneira acessível de criar identidades visuais para suas marcas”, explicou.
O Google também divulgou
recentemente a lista de cursos mais procurados em 2024 e o de IA liderou a
lista. Relacionado ao tema, dados divulgados pela Coursera, uma plataforma de
aprendizado online, mostram que matrículas em cursos na área de inteligência artificial
cresceram 866% ao ano, configurando-a como a habilidade de maior crescimento
entre empregados, candidatos a emprego e estudantes. O relatório anual de
Habilidades Profissionais da Coursera mostra que a IA Generativa é de grande
interesse das pessoas e que mais da metade das matrículas vem de mercados
emergentes como Índia, Colômbia e México. O Brasil fica atrás dessas economias,
de acordo com o estudo. "O interesse por chatbots e ferramentas de
automação só vai aumentar nos próximos anos. Vamos continuar observando essa
evolução e seu impacto social, econômico e educacional", finalizou o
pesquisador.
Confira, a seguir, o
ranking do Google Trends:
IA que resume pdf;
IA que resume vídeos;
IA que faz música;
IA que cria imagens de
graça;
IA que cria vídeos a
partir de texto;
IA que cria logo;
IA que melhora imagens;
IA que cria slides;
IA que humaniza textos;
IA que faz mapa mental.