João Azevêdo se reúne com ministros Fernando Haddad e Sílvio Costa Filho para trata de investimentos em infraestrutura


Vladimir Chaves


O governador João Azevêdo manteve reuniões, nesta quinta-feira (17), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ocasião em que tratou de investimentos na infraestrutura do Estado, que contemplam obras no Porto de Cabedelo, na mobilidade urbana de João Pessoa e em aeródromos de vários municípios.

Em reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, João Azevêdo pleiteou parcerias para a execução de obras de expansão do Porto de Cabedelo. Ele também solicitou a homologação do balizamento noturno dos aeródromos de Monteiro, Sousa, Itaporanga e Catolé do Rocha.

Na reunião com o ministro da Fazenda, o chefe do Executivo estadual discutiu a liberação da assinatura de operação de crédito no valor de 33 milhões de euros (R$ 204 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que visa a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido. A garantia da União para a contratação do financiamento já foi aprovada pelo Senado Federal.

“Os ministros acolheram as demandas da Paraíba, apresentamos ações importantes para o fortalecimento da nossa economia, para a geração de emprego e renda e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tenho certeza de que em breve vamos celebrar mais conquistas para o nosso estado que vive em constante crescimento”, frisou o governador João Azevêdo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

 Nenhum comentário

Policia Civil da Paraíba prende marginal que ameaçou matar Bolsonaro.


Vladimir Chaves



A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta quinta-feira (17/10), um homem de 43 anos que postou mensagens no Instagram ameaçando matar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro está em João Pessoa participando da campanha de Marcelo Queiroga (PL) para prefeitura da capital paraibana.

O perfil, identificado como Rogerio Santos, postou a seguinte mensagem na rede social: “Bolsonaro vai ser morto agora na vinda dele aqui em João Pessoa o atentado já está organizando não vai escapar”.

A postagem viralizou na internet e o próprio Bolsonaro chegou a falar que foi ameaçado de morte durante discurso em João Pessoa.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que iniciou as investigações e chegou ao responsável. “O homem foi localizado no bairro Ernesto Geisel, na capital paraibana”, explicou a corporação.

“Ele foi conduzido até Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), onde foi ouvido. Segundo a corporação, o homem vai responder em liberdade, conforme prevê a legislação para o caso concreto”, acrescentou.

 Nenhum comentário

Candidatura de Jhony Bezerra recebe mais uma adesão de peso, desta vez do vereador Napoleão Maracajá.


Vladimir Chaves


O vereador Napoleão Maracajá anunciou seu apoio à candidatura de Jhony Bezerra, o apoio foi comemorado pelo candidato, dado o peso politico que tem o vereador Napoleão, em especial junto aos servidores públicos de Campina Grande.

Na disputa pela renovação do mandato Napoleão Maracajá, obteve 3.667 votos. Durante o anuncio do seu apoio Maracajá disse que; Campina precisa mudar e o atual gestor possui um modelo de gestão fracassado que elegeu os servidores como inimigos.

De acordo com Napoleão, os servidores públicos municipais enfrentam a pior gestão: “Campina quer e precisa da mudança, não merece mais o neófito que representa uma oligarquia com quase 50 anos. O tempo não é o problema, mas a falta de eficiência. Campina tem empobrecido com muitas pessoas que não têm o básico do básico. O modelo de gestão do atual prefeito é fracassado e quem sofre é a população. Os servidores nunca viveram um período tão difícil. Não é possível fazer uma boa gestão sem estabelecer o pacto com os servidores. O prefeito elegeu os servidores como inimigos, fazendo uma política de maus tratos aos funcionários.”

“Estou com Jhony porque tenho esperança em suas propostas e cobrarei o cumprimento delas. Somos a maioria esquecida por esta máquina e este gestor que só governa para alguns. Vamos dar uma guinada na história escolhendo o 40 e conversando com as pessoas para que conheçam as propostas de quem representa mudança”.

Por sua vez Dr. Jhony disse: “Os funcionários são o coração da gestão pública, eles lidam diretamente com a população e precisam ser valorizados como profissionais para prestar o melhor serviço ao povo. Diferente do atual prefeito que dispensou mais de 9 mil de modo retroativo e faz contratações de última hora, de modo eleitoreiro. Vamos honrar com cada servidor, garantindo seus direitos e oferecendo qualificação e a valorização que merecem”.

 Nenhum comentário

Senador defende excluir ministros do STF da composição do TSE


Vladimir Chaves

O senador Marcio Bittar (União-AC) pediu apoio aos colegas para a proposta de emenda à Constituição, de sua autoria, que altera a composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o colegiado deixe de ter ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entre seus membros. Em pronunciamento no Plenário o parlamentar destacou que uma parcela dos processos julgados no TSE segue para o STF, sendo muitas vezes julgados pelo mesmo ministro nas duas Cortes.

“Toda a ideia de recorrer para instância superior se baseia no direito de ter seu caso avaliado por outro magistrado, com um par de olhos novos, com uma perspectiva diferente. Essa distorção vem acontecendo há décadas na Justiça Eleitoral. Processos julgados pelo mesmo ministro X, no TSE, posteriormente são julgados também pelo mesmo ministro X no Supremo Tribunal Federal. Seria natural que quando isso acontecesse, o ministro se declarasse impedido, mas não é o que acontece.”

Segundo Bittar, a PEC determina que o tribunal passe a ser composto por dois membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um advogado indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e quatro cidadãos de notável saber jurídico e idoneidade moral, sendo dois indicados pelo Senado e dois indicados pela Câmara do Deputados.

“A PEC lida com o problema da suspeição de forma simples e direta. Além disso, ela democratiza e diversifica a composição do TSE, incluindo a Câmara e o Senado entre as instâncias que irão indicar os magistrados daquela Corte. O Tribunal Superior Eleitoral passaria a ser formado pela cooperação efetiva de todos os três Poderes da República, e não apenas por dois deles.”

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

 Nenhum comentário

Paraíba: Central Estadual de Transplantes registra 40ª doação de múltiplos órgãos em 2024


Vladimir Chaves

A Central de Transplantes da Paraíba, que integra a rede de alta complexidade do Governo do Estado, registrou no Hospital de Trauma de João Pessoa, na última segunda-feira (14), a 40ª doação de múltiplos órgãos em 2024.  Com a doação, saíram da lista de espera por um órgão mais quatro pessoas, que receberam rins e córneas.

A paciente doadora tinha 42 anos e foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Só após o diagnóstico de morte encefálica, precedido de rigoroso protocolo adotado em três etapas, com a realização de exames clínicos e de imagem, feitos em horários distintos e por diferentes profissionais, é que a doação foi concretizada. A permissão foi concedida pelos familiares diretos da paciente.

Para que os órgãos fossem encaminhados aos receptores, antes foram realizados os exames de sorologia, para identificar a presença de algum tipo de infecção. Na Paraíba, a triagem sorológica de potenciais doadores de órgãos e tecidos é realizada de forma minuciosa pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O hemocentro estadual também está apto para a realização dos exames exigidos no processo, e atua como retaguarda.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esses procedimentos são necessários devido à grande variedade de patógenos que podem ser transmitidos no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos. Nesses casos, a triagem sorológica pode desqualificar possíveis doadores contaminados, identificar infecções ativas no receptor no período pré-transplante para que possam ser tratadas, definir o grau de risco para que uma infecção ocorra para que se possa prevenir o seu aparecimento no pós-transplante.

No Lacen-PB são feitas sorologias para o diagnóstico da infecção pelo HIV, hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, citomegalovírus, toxoplasmose, HTLV I e II, e Covid-19. As solicitações de sorologia chegam ao laboratório por meio da Central de Transplantes, que conta com equipes multidisciplinares na realização do processo.

Os rins foram encaminhados para duas mulheres de São Paulo, sendo uma de 35 e outra de 42 anos, e as córneas seguiram para o Banco de Olhos da Paraíba, onde passam por uma avaliação antes da realização do transplante.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a segurança adotada em todas as etapas que envolvem a doação de órgãos no estado. “A Central de Transplantes realiza a coleta das amostras de sangue, que são enviadas para o laboratório, o Lacen, que mantém todo um controle de qualidade em todas as fases que envolvem os exames para a doação de órgãos. Isso nos dá confiança no trabalho realizado e garante a segurança ao paciente que vai receber o órgão doado”, explicou.

Este ano, na Paraíba, foram realizados 227 transplantes e 654 pessoas aguardam na lista de espera por um órgão ou tecido.

 Nenhum comentário

Em Campina Grande: Empreender Paraíba abre inscrições para 200 vagas de crédito nesta quarta-feira


Vladimir Chaves


O Governo do Estado, através do Programa Empreender PB, abre inscrições para concessão de crédito orientado, nesta quarta-feira (16), a partir das 8h. Ao todo, serão destinadas 200 vagas exclusivamente para Campina Grande, que serão distribuídas para as seguintes linhas de crédito: Empreender Pessoa Física, Empreender Juventudes, Empreender Profissional Liberal e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Os empreendedores interessados em obter recursos para ampliar ou abrir seus negócios, devem realizar o cadastro no site do programa Empreender PB (empreender.pb.gov.br), clicando em Inscrições. A equipe orienta aos interessados fazer a leitura do edital, disponível no site, para verificar a documentação obrigatória de acordo com a linha de crédito. As inscrições serão realizadas até a próxima segunda-feira (21) ou até o preenchimento total das vagas.

Empreender PB - É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente.

O objetivo do Programa Empreender PB é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

 Nenhum comentário

Deputados aposentados acumulam até três pensões, somando R$ 97 milhões anuais


Vladimir Chaves



As aposentadorias de 394 deputados federais geram um custo mensal de R$ 7,5 milhões, somando R$ 97 milhões por ano. Entre esses, oito ultrapassam o teto remuneratório constitucional de R$ 44 mil, conforme divulgou o portal Gazeta do Povo.

Além disso, 475 pensionistas de ex-deputados que já morreram recebem benefícios, porém as informações sobre essas pensões permanecem sob sigilo. Alguns ex-deputados acumulam as aposentadorias com outras fontes de renda, como salários ou benefícios de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e pensões de ex-governadores.

A maior renda acumulada é do ex-deputado e atual ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que recebe um total de R$ 94 mil mensais. Ele combina uma aposentadoria da Câmara de R$ 21,5 mil, sujeita a um abatimento de R$ 14,3 mil, resultando em R$ 6,6 mil líquidos, com uma aposentadoria de R$ 43,5 mil do TCU e um salário de R$ 44 mil como ministro de Estado.

Aposentadoria por invalidez

Entre os ex-deputados que alcançam o teto constitucional estão Ricardo Izar Júnior e Dr. Francisco Gonçalves, ambos aposentados por invalidez. Izar Júnior recebeu a aposentadoria em dezembro de 2022, depois de ser diagnosticado com Parkinson. Gonçalves, diagnosticado com uma doença cardíaca, aposentou-se no fim de seu único mandato em 2007. Mesmo depois de sua aposentadoria, ele foi flagrado trabalhando como médico, fato que a Câmara se comprometeu a investigar.

Os ex-governadores Alceu Collares e Germano Rigotto também se beneficiam de aposentadorias generosas. Collares acumula R$ 27,2 mil da Câmara, além de R$ 39,7 mil de pensão como ex-governador. Da mesma forma, Rigotto combina R$ 15,2 mil da Câmara com R$ 39,7 mil de pensão, totalizando R$ 54,9 mil.

O acúmulo de aposentadorias por ex-deputados e ex-ministros do TCU é um tema polêmico, já que o Tribunal reconhece o Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC) como entidade de direito privado, isentando as pensões do abatimento do teto constitucional.

Os maiores rendimentos acumulados são de ex-deputados que se tornaram ministros do TCU. Humberto Souto (MG), depois de oito mandatos na Câmara e quase nove anos como ministro, recebe R$ 36,3 mil da Câmara e R$ 39,6 mil do TCU, somando R$ 75,9 mil. Augusto Nardes (PP-RS), com três mandatos, recebe R$ 58,5 mil mensais pela combinação de aposentadoria de ex-deputado e salário do TCU.

Ex-deputados e condenados

José Jorge (PE) acumula R$ 55,3 mil em aposentadorias depois de atuar como deputado, senador e ministro do TCU por menos de seis anos. As pensões não estão sujeitas ao abate-teto desde 2013, quando o TCU reconheceu o IPC como entidade privada. Com a extinção do IPC em 1997, a União passou a custear essas pensões, que já somaram R$ 3,9 bilhões.

Entre os beneficiados, há ex-deputados condenados. José Dirceu (PT-SP), envolvido no “Mensalão” e “Petrolão”, recebe R$ 12,6 mil. José Genoino (PT-SP), condenado no “Mensalão” e indultado em 2014, recebe R$ 32,9 mil. Roberto Jefferson (PTB-RJ), depois de ser cassado e condenado por corrupção, recebe R$ 30,4 mil. Valdemar Costa Neto (PL), condenado no “Mensalão”, renunciou, mas ainda recebe R$ 27,8 mil.

 Nenhum comentário

Mutirão de cirurgias de cataratas deixa 8 pessoas sem olho no Rio Grande do Norte


Vladimir Chaves


De 15 pacientes que tiveram complicações após um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas, a 245 km de Natal, pelo menos 8 precisaram retirar o globo ocular afetado. As cirurgias aconteceram no mês passado e a informação foi confirmada ontem pela Secretaria de Saúde.

Das 20 pessoas atendidas na sexta-feira (27), 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular pela bactéria Enterobacter cloacae. O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, 48 pessoas passaram por cirurgias: 20 pacientes no primeiro dia e 28 no segundo.

“Infelizmente, 15 pacientes foram acometidos pela infecção bacteriana. Destes 15, 8 tiveram que retirar o globo ocular, 4 fizeram cirurgia de vitrectomia [substituição de um gel que fica dentro do olho] e 3 seguem sendo acompanhados pelos oftalmologistas”, informou o secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos.

O secretário do município disse ainda, que abriu um inquérito civil público e começou a ouvir as pessoas envolvidas no caso. Representantes da empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pelo município para realizar o mutirão, devem ser ouvidos nesta quarta-feira (16).

 Nenhum comentário

Bolsonaro fará atos em 5 cidades para apoiar candidatos do PL, João Pessoa será na quinta-feira


Vladimir Chaves


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou uma série de visitas a cidades brasileiras nesta semana, com o objetivo de apoiar candidatos do Partido Liberal (PL) no segundo turno das eleições municipais. Considerado um dos principais cabos eleitorais da legenda, Bolsonaro busca angariar votos em cinco cidades estratégicas.

A agenda de Bolsonaro inclui as seguintes cidades: nesta segunda-feira, 14, ele estará em Cuiabá, Mato Grosso, apoiando Abílio Brunini (PL). Na terça-feira 15, a visita será em Manaus, Amazonas, em apoio a Capitão Alberto Neto (PL). Na quarta-feira 16, Bolsonaro estará em Santarém, Pará, ao lado de JK do Povão (PL).

Na quinta-feira 17, o ex-presidente segue para João Pessoa, Paraíba, onde dará apoio a Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde. A série de visitas termina no sábado 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde Bolsonaro apoiará Bruno Engler (PL).

Em 27 de outubro, 23 integrantes do PL vão disputar o segundo turno. Bolsonaro já percorreu pelo menos 143 cidades em 2024. Ele reforça, assim, sua posição como principal cabo eleitoral da sigla. Ex-presidente da República, ele é o presidente de honra da legenda.

As ações fazem parte da estratégia do PL para fortalecer suas candidaturas nas eleições municipais. No primeiro turno, o PL conseguiu eleger dez prefeitos no grupo G103, que reúne cidades com mais de 200 mil eleitores.

Este resultado já é o melhor da legenda desde 2000. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro têm candidatos concorrendo em 18 cidades.

Desde 20 de julho de 2024, o ex-presidente visitou 95 municípios e declarou apoio a 89 candidatos. Desse total, 26 dos apoiados por ele já foram eleitos no primeiro turno, enquanto 18 disputarão o segundo turno — e 45 acabaram derrotados.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

 Nenhum comentário

Candidatura de Dr. Jhony Bezerra recebe apoio de Inácio Falcão.


Vladimir Chaves



Terceiro mais votado no primeiro turno, na disputa pela Prefeitura de Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão, anuncia nesta segunda-feira (14) o apoio à candidatura do médico Jhony Bezerra.

O apoio de Inácio Falcão a candidatura de Dr Jhony, neste segundo turno, soma-se aos dos já anunciados de André Ribeiro, quinto colocado no primeiro turno e o de Nelson Junior, sexto colocado.

Já o candidato da situação Bruno Cunha Lima, conseguiu apenas o apoio do quarto colocado, Arthur Bolinha, graças a um acordo firmado para que seu partido apoia-se a candidatura, neste segundo turno, de Marcelo Queiroga em João Pessoa.

 Nenhum comentário

Vereador Napoleão Maracajá presta solidariedade à ex-secretária municipal atacada nas redes sociais por manifestar opção política


Vladimir Chaves


A ex-secretária de Desenvolvimento Econômico e Ciência é Tecnologia de Campina Grande, Laryssa Almeida, recebeu a solidariedade do vereador Napoleão Maracajá, pelos ataques que ela sofreu nas redes sociais após anunciar apoio político no segundo turno ao médico Jhony Bezerra, que concorre à prefeitura de Campina Grande.

Logo após o anúncio, Laryssa passou a ser alvo de ataques de internautas com elevados tons machistas, misóginos e sexistas.

Leia na íntegra, a manifestação de solidariedade do vereador:

“Na semana em que nossa amada Campina Grande chegou aos 160 anos de emancipação política, a nossa política partidária e eleitoral nos alerta para o quanto distantes estamos de uma emancipação republicana e democrática, quando está em jogo o respeito ao direito de escolha do outro.

Refiro-me ao episódio da ex-secretária municipal Laryssa Almeida, que anuncia afastamento do grupo político do prefeito e candidato Bruno Cunha Lima, e sua opção pela candidatura oposicionista do médico Jhony Bezerra, neste segundo turno da campanha eleitoral.

Os ataques desferidos em redes sociais contra Laryssa nos envergonham a todos, pelo que carregam de violência política e, na sua esteira, outras tantas formas de se destilar ódio contra pessoas e grupos, como é o caso,  entre elas,  da misoginia, do sexismo e do machismo.

Absurdas adjetivações dirigidas à ex-secretária por internautas descontentes com sua decisão mostram o terreno lodoso e insalubre por onde trafegamos em nossas caminhadas político-partidárias, ao tempo em que cremos, todos nós, habitarmos estágio ético e moral condizente com os largos 160 anos de independência política de nossa terra. Ledo engano.

Venho aqui trazer meu manifesto público de indignação e repúdio a essas práticas insuportavelmente deletérias do nosso ambiente, especialmente o ambiente digital, e minha irrestrita solidariedade à cidadã Laryssa Almeida, aviltada em seu legítimo e inalienável direito de pensar, escolher e decidir.

Os ataques contra Laryssa representam atentados ao direito de todos e todas por suas escolhas, e devemos expurgá-los com toda veemência, para que possamos ter um ambiente de debates minimamente habitável, e em nome da preservação da democracia.”

 Nenhum comentário