88% dos brasileiros terão prefeitos de centro e direita e a esquerda apenas 12%


Vladimir Chaves


Partidos de centro vão liderar as administrações municipais no Brasil e, junto com a direita, tornaram vitoriosos os prefeitos que governarão 136,6 milhões de brasileiros, correspondentes a 88% do eleitorado. É o que concluiu levantamento da Nexus, Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto a esquerda caiu seu eleitorado de 15%, em 2020, para 12%, em 2024, a ideologia de centro preservou o patamar de 52% do eleitorado obtidos há quatro anos. E governará mais de 81 milhões de brasileiros. Já a direita avançou de 34% para 36% do total de eleitores em 2024, e terá 55,6 milhões de eleitores vivendo em municípios sob suas administrações.

Restou à esquerda apenas 17,8 milhões de eleitores brasileiros governados por legendas da mesma ideologia do presidente Lula.

MDB lidera, mas PL aumentou 340%

O MDB lidera o ranking total entre os partidos, com 27.753.048 milhões de eleitores governados, seguido pelo PSD (27.618.473 milhões) e pelo PL (19.015.822 milhões). Foi uma alta de 68% de eleitores governados pelo MDB, desde 2020. Mas, no mesmo período, o PL aumentou em 340% o número de eleitores governados, saltando de saindo de 6,4 milhões para mais de 19 milhões. O PSB subiu em 62%.

Cenário regional

O ranking da população governada pela ideologia de centro é liderado pelo Pará, seguido por Amapá e Roraima. Enquanto os estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins lideram o ranking de eleitores que serão governados pela direita. E a esquerda terá mais eleitores em municípios sob sua gestão no Ceará, em Pernambuco e no Espírito Santo.

Comando de prefeituras

Os estados com mais prefeitos de partidos de direita são Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Enquanto Alagoas, Pará e Acre lideram o ranking dos estados com mais municípios governados por partidos de centro. E  Ceará, Paraíba e Espírito Santo, lideram em gestões de esquerda.

 

Com informações do Diário do Poder

0 comentários:

Postar um comentário