Olimpio propõe censo e fundo de apoio para moradores em situação de rua, em Campina: “Eles não são invisíveis”


Vladimir Chaves



Tramitam na Câmara Municipal de Campina Grande iniciativas de autoria do vereador Olimpio Oliveira em favor da população em situação de rua. A primeira é um requerimento direcionado à prefeitura solicitando a realização de um censo, através da Secretaria de Assistência Social, que identifique o quantitativo e o perfil das pessoas que estão nesta condição na cidade.

Além disso, o parlamentar também apresentou um projeto de lei para criação do Fundo Municipal de Políticas Públicas para o Resgate da Dignidade das Pessoas em Situação de Rua. O objetivo é viabilizar ações efetivas que ofereçam moradia, trabalho, qualificação profissional, elevação da escolaridade, tratamento de dependentes de drogas lícitas e ilícitas, além de geração de renda.

Olimpio lembra que "nos últimos anos, especialmente após a pandemia, é possível testemunhar o aumento visível da quantidade de pessoas em situação de rua em Campina Grande, incluindo famílias inteiras vivendo em barracas improvisadas em praças e calçadas”.

Conforme o vereador, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou uma alta alarmante de 38% no número de pessoas em situação de rua no Brasil entre 2019 e 2022. “Entretanto, em Campina não conhecemos nenhum diagnóstico do tipo, o que evidencia a falta de iniciativas para políticas públicas em favor dessas pessoas”, pondera.

NÃO SÃO INVISÍVEIS

“Não podemos seguir oferecendo apenas meros paliativos que, na verdade, não têm a força de promover uma verdadeira transformação na vida destes cidadãos. Campina Grande não pode simplesmente fingir que não está enxergando estes homens, mulheres e crianças. Eles não são invisíveis, são pessoas, irmãos nossos que podem e devem ser ajudados”, concluiu Olimpio Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário