Justiça conclui retotalização de votos e define os novos vereadores de Rio Tinto.


Vladimir Chaves



A Justiça eleitoral concluiu a retotalização dos votos para vereador de Rio Tinto nas Eleições 2020, realizada ontem (09), pela 55ª Zona Eleitoral, e definiu Marcão (PP), Marcos Moura (PP), Ramos Pessoa (PP), Diego Porquero (PROS) e Arthur de Copica (PP) como os novos ocupantes da Câmara Municipal, após a cassação das vagas do partido Cidadania, que acabou retirando os mandatos de Felipe Pessoa, Raphael Tchutchuca, Luan Potiguara, Peo da Galinha e Severino Pereira.

As vagas do Cidadania foram cassadas pelo juiz Judson Kíldere Nascimento Faheina, da 55ª Zona Eleitoral, por fraude à cota de gênero. O processo foi movido por candidatos do Progressistas, que acusaram a legenda adversária de lançar candidatura feminina considerada laranja, apontando a postulação de Rosélia da Farmácia como “fraudulenta”.

Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a candidatura de Rosélia da Farmácia foi apontada como “fraudulenta”, pois ela estava, em 2020, realizando campanha política para outra candidata do seu mesmo partido, inclusive com pedido de voto e participação em eventos da candidata Alsônia da Saúde, além de explicitamente apoiar a mesma.

A defesa recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), mas a sentença foi mantida pela juíza Maria Cristina Paiva Santiago, que determinou a imediata recontagem dos votos.

A diplomação dos novos vereadores acontece nesta sexta-feira (10), às 8h30, no Fórum Eleitoral Desembargador José Martinho Lisboa. A posse deve ocorrer no mesmo dia na Câmara Municipal de Rio Tinto, onde também será realizada eleição da nova mesa diretora.

0 comentários:

Postar um comentário