Márcio Melo requer Sessão Especial para homenagear os 70 anos da Diocese de Campina Grande.


Vladimir Chaves


A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar Sessão Especial para homenagear os 70 anos da Diocese de Campina Grande, a propositura é de autoria do vereador Márcio Melo.

Atualmente a Diocese é dirigida pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos. A Diocese foi criada em 14 de maio de 1949, através de um documento Papal chamado de Bula, com o título “Supremum Universi” do Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, pertencendo ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

A Diocese de Campina Grande está entre as cinco dioceses da Província Eclesiástica da Paraíba: A Arquidiocese da Paraíba com sede em João Pessoa - criada em 1892; a Diocese de Cajazeiras, criada em 1914; a Diocese de Patos, criada em 1959 e a Diocese de Guarabira criada em 1980.

O primeiro bispo da diocese foi Dom Frei Anselmo Pietrulla, vindo da Prelazia de Santarém, no Pará. Ele tomou posse no dia 13 de novembro de 1949, um dia após a instalação da Diocese e ficou até 1955, quando foi transferido para a Diocese de Tubarão (Santa Catarina), onde morreu como bispo emérito em 25 de Maio de 1992.

0 comentários:

Postar um comentário