Apenas 7,3% dos estudantes
do Brasil saem do ensino médio com o aprendizado adequado na disciplina de
matemática. O índice é ainda menor que o verificado em 2013, quando essa
parcela era 9,3%. Os dados são do movimento Todos Pela Educação, divulgados
nesta semana. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) considera graves os
resultados e defende uma ampla reforma na educação brasileira.
“Realmente é uma situação
calamitosa. O que a gente precisa é urgentemente fazer uma mudança radical para
a educação. Eu destacaria a valorização do professor. O aumento do piso
salarial, do piso nacional, é um direcionamento que todos nós devemos destacar
como um passo a ser dado e que precisa de uma sequência”, destacou.
Quando consideradas apenas
as escolas públicas do país, o percentual é ainda mais alarmante: somente 3,6%
têm aprendizado satisfatório, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado
nos colégios públicos. Para o deputado Pedro Cunha Lima, os problemas do ensino
trazem grandes consequências.
“O descaminho, a falta de
capacidade de competir com o resto do mundo. E aí é só reformando que a gente
vai conseguir sair dessa situação. Quando alguém fica contrário às reformas
apresentadas é de causar muita estranheza. Porque parece que não se tem a exata
dimensão do tamanho do nosso problema”, afirmou.
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