Para deputado situação é calamitosa, apenas 7,3% dos estudantes atingem aprendizado satisfatório em matemática.


Vladimir Chaves

Apenas 7,3% dos estudantes do Brasil saem do ensino médio com o aprendizado adequado na disciplina de matemática. O índice é ainda menor que o verificado em 2013, quando essa parcela era 9,3%. Os dados são do movimento Todos Pela Educação, divulgados nesta semana. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) considera graves os resultados e defende uma ampla reforma na educação brasileira.

“Realmente é uma situação calamitosa. O que a gente precisa é urgentemente fazer uma mudança radical para a educação. Eu destacaria a valorização do professor. O aumento do piso salarial, do piso nacional, é um direcionamento que todos nós devemos destacar como um passo a ser dado e que precisa de uma sequência”, destacou.

Quando consideradas apenas as escolas públicas do país, o percentual é ainda mais alarmante: somente 3,6% têm aprendizado satisfatório, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado nos colégios públicos. Para o deputado Pedro Cunha Lima, os problemas do ensino trazem grandes consequências.

“O descaminho, a falta de capacidade de competir com o resto do mundo. E aí é só reformando que a gente vai conseguir sair dessa situação. Quando alguém fica contrário às reformas apresentadas é de causar muita estranheza. Porque parece que não se tem a exata dimensão do tamanho do nosso problema”, afirmou.

Pelos critérios do movimento Todos Pela Educação, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado.

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