Mais de 400 professores da
rede municipal de ensino de Campina Grande participaram na manhã de ontem, de
uma ação pedagógica sobre educação inclusiva. O encontro aconteceu no auditório
da Escola Municipal Roberto Simonsen, no bairro do São José, reunindo docentes
do programa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(Pnaic). Atualmente, cerca de 250 alunos com necessidades especiais estão
matriculados na rede municipal de educação.
Durante o evento, foram
apresentadas propostas de trabalho pedagógico com crianças especiais realizadas
nas escolas municipais Adalgisa Amorim, Manuel Mota e Padre Antonino. Alunos
destas unidades de ensino com surdez, cadeirantes e portadores de outros tipos
de necessidades especiais realizaram apresentações artísticas, demonstrando
experiências de educação inclusiva promovidas através da literatura e da
música.
A coordenadora do Pnaic em
Campina Grande, professora Ana Lúcia Souza, explicou que os professores estão
discutindo estratégias para a alfabetização de crianças surdas. “A inclusão
está sendo discutida de forma continuada durante todo o processo de formação do
Pnaic. No módulo atual estamos discutindo a linguagem de sinais (libras) e no
módulo anterior o debate foi sobre o braile”, afirmou. Cada professor
participante recebe uma bolsa de R$ 200,00 mensais.
Foi apresentado o livro
“Aprendendo libras com Aline”, escrito pela aluna Lara Santos, da escola Manuel
Mota, portadora de surdez. A obra relata a experiência de uma menina surda numa
escola onde as pessoas começam a aprender libras para conseguir se comunicar
com ela. “Foi muito bom participar e ver que as pessoas se emocionaram com a
história que escrevi”, relatou Lara, usando a linguagem de sinais.
Um dos momentos de maior
emoção foi a apresentação do estudante Jessé Oliveira, do Instituto dos Cegos.
Ele cantou e tocou a versão em português da música “Imagine”, de Jonh Lennon,
enquanto a letra era interpretada para a linguagem de sinais pelos alunos
portadores de surdez. Jessé, que toca 25 instrumentos, também cantou músicas de
autoria dele em defesa da inclusão.
A secretária de educação
de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, participou do evento e se
emocionou com as experiências apresentadas. Ela anunciou que a gestão municipal
regulamentou o trabalho de cuidadores nas escolas para garantir os direitos de
alunos com necessidades especiais. “Temos um compromisso de garantia de
direitos, de possibilitar as condições para a educação inclusiva na rede. Ainda
temos muitas limitações de acessibilidade, mas estamos avançando”, comentou
Iolanda.
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