Transita no Congresso
Nacional Projeto de Lei de autoria do deputado federal Romário (PSB), que
inclui o estudo da Constituição Federal nos ensinos fundamental e médio. Pela
proposta, a disciplina “Constitucional” deve formar um cidadão consciente de
seus direitos individuais e deveres sociais. A proposta altera a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Romário argumenta que os jovens, ao completarem 16 anos e adquirirem o direito ao voto, devem estar preparados para participar ativamente da sociedade. “O objetivo deste projeto é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres”, explica Romário.
Romário argumenta que os jovens, ao completarem 16 anos e adquirirem o direito ao voto, devem estar preparados para participar ativamente da sociedade. “O objetivo deste projeto é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres”, explica Romário.
O
parlamentar também destaca que após as manifestações de junho, quando milhões
de pessoas foram às ruas protestar contra serviços públicos ruins e a
corrupção, tornou-se necessária mais atenção aos jovens. “Os estudantes devem
ter uma base educacional sólida para compreender a importância de ser um
cidadão consciente e as consequências geradas à gestão pública ao escolher um
candidato despreparado ou ficha suja”, argumenta o autor.
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