O marketing de “fundo de quintal” do PMDB e PT da Paraíba.


Vladimir Chaves

Faltando pouco mais de dez meses para realização das eleições de 2014, a oposição no Estado da Paraíba, continua batendo cabeça e tentando desesperadamente criar fatos políticos que a coloque na mídia. Fazendo uso de um marketing de “fundo de quintal” as estratégias de improviso adotadas principalmente pelo PMDB e PT, não tem surtido o efeito esperado.

O PMDB apesar de possuir um pré-candidato (Veneziano Vital do Rêgo), de visibilidade politica no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, sem um projeto de governo que possa se contrapor a atual gestão e sem conseguir unificar os poucos partidos de oposição, apenas “patina” no cenário estadual.

Depois do fiasco em que se tornou a “Caravana do PMDB”, que por alguns meses percorreu as regiões do estado, sem despertar o interesse do eleitorado e sem surtir o efeito esperado na mídia estadual, agora adota mais uma estratégia medíocre buscando dar visibilidade ao seu pré-candidato, trata-se da propagação de enquetes que dá a vitória em primeiro turno ao candidato do PMDB, cerca de meia dúzia de correligionários labutam diariamente nas redes sociais tentando passar ao imaginário do eleitorado paraibano, que se as eleições fossem hoje, Veneziano, bateria candidatos como Ricardo Coutinho, Cássio Cunha Lima e outros de menor expressão eleitoral no primeiro turno.

Convenhamos, essa estratégia mal sucedida deixa o próprio candidato constrangido, tanto isso é verdade que ele evita comentar o resultado dessas enquetes.

Já o Partido dos Trabalhadores, insiste na “estratégia burra” de buscar espaço midiático, ameaçando filiados e lideranças do próprio partido que não rezem na cartilha dos atuais “comandantes” da legenda.

Sem um projeto de governo para o estado, sem lideranças com visibilidade estadual e com uma administração “opaca” na Capital, o partido se ver na obrigação de criar fatos que o coloquem na mídia, para uma possível valorização do passe no período das convenções.

Para isso “lançou mão”, da estratégia suicida gestada por marqueteiros de “fundo de quintal”, que a de ameaçar os filiados desafetos dos “comandantes” da legenda.
Como durante o Processo de Eleições Diretas as ameaças de expulsão a maior liderança do partido (deputado federal Luís Couto), rederam alguns dias de mídia ao PT e alguns dos seus generais, o partido resolveu manter as ameaças, desta vez ampliando a lista de ameaçados visando assim manter-se na “crista da onda midiática”.

É tão evidente a “estratégia” que na primeira reunião do recém-empossado Diretório Estadual, quase toda a reunião foi dedicada as possíveis punições contra filiados do partido.

E para que não paire duvidas da malograda tática, gestada por “marqueteiros de fundo de quintal”, além de abarrotarem as caixas de e-mails dos jornais, sites, blogs e outros meios de comunicação, com um “texto” recheado de ameaças aos “companheiros”, o próprio presidente estadual da legenda, Charliton Machado e a Secretária de Comunicação, Socorro Ramalho, dedicaram todo o dia de ontem nas redes sociais, repercutindo as ameaças contra os “companheiros”.


Vladimir Chaves

0 comentários:

Postar um comentário